“Eu não tenho tempo”. – Centerconta Contabilidade – Sua Contabilidade em Joinville

“Eu não tenho tempo”.


Quantas vezes você já pronunciou essa frase?

A maioria das pessoas costuma afirmar não ter tempo para nada. Até hoje, desconheço quem nunca tenha falado isto. O inusitado desta estória é que, o tempo que cada um de nós dispõe é um só, seja qual for sua idade, gênero, classe social ou raça, vinte e quatro horas diárias. É o recurso mais escasso e valioso que temos e também, um dos menos valorizados por nós.

Essa ilusória falta de tempo também foi a minha desculpa para não escrever antes este texto para você. Porém, hoje uma cena curiosa chamou minha atenção, despertando em mim um incessante desejo de compartilhá-la aqui no blog.

Uma geração que será substituída por robôs

Enquanto caminhava hoje cedo, avistei duas pessoas no lado oposto da rua. Voltei minha atenção a elas por alguns segundos. Ambas andavam com seus smartphones em mãos, cabeça levemente baixa e um tanto depressa, semelhante ao andar mecanizado de robôs. Olhei para o lado, fingi não estar olhando e refleti por alguns minutos essa cena. A real é que, estamos tão conectados e ocupados com informações de fácil acesso, que a impressão que temos é, termos cada dia menos tempo.

Somos a geração sem foco. É assim que nos intitulam. Distrações coloridas, atrativas e tecnológicas são capazes de entrar em nossa mente e domina-la por completa. Uma breve notificação na tela do nosso celular dispersa nossa atenção em instantes. Seremos substituídos por robôs.

Essa falta de foco e o fato de querermos fazer tudo ao mesmo tempo, causaram consequências à nossa geração. Quero que você faça essa reflexão aqui comigo. Como você gerencia suas vinte e quatro horas diárias? Você está usufruindo-as da maneira que gostaria?

A maioria das pessoas inicia sua semana com pouca ideia de como seus dias irão se desdobrar. Ou então, escrevem uma lista imensa e confusa de tarefas. Não é de se admirar que as mesmas passam a maior parte do tempo respondendo a e-mails, visualizando stories de pessoas que seguem no Instagram e realizando tarefas não tão importantes. Perdendo foco facilmente. Então, começam a queixar-se até odiar os seus trabalhos.

Investir seu tempo para anotar e perceber como você usa suas vinte e quatro horas diárias não é perca do mesmo. Isto é o que fará você se destacar entre os demais e ter uma vida mais produtiva.

Você não consegue fazer tudo sozinho.

Sem dúvida, a internet nos possibilitou adquirir conhecimentos diversos de maneira rápida e fácil. Hoje é possível aprender sobre praticamente qualquer coisa através dela. De “como preparar strogonoff de frango” até “quais as principais habilidades que você precisa desenvolver em 2020”. Eu mesma criei o hábito de usar a internet para aprender coisas novas; para assistir cursos online, curiosidades no YouTube e aposto que você também faz isso. Até aqui, tudo bem. Acho bacana termos uma visão geral sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Mas, tentar fazer tudo sozinho é uma opção que deve ser evitada a todo custo. A curva de aprendizado de algumas áreas como contabilidade, por exemplo, é longa e os iniciantes acreditam que com três ou quatro vídeos assistidos no YouTube já se tornam “experts” naquele assunto específico.

É aí que mora o perigo. Você adquire um pouco de conhecimento sobre a área através de textos e vídeos da internet, acredita que consegue fazer tudo sozinho e que não precisa da orientação ou até mesmo da ajuda de um profissional especializado e contrata um serviço online de contabilidade.

O barato nem sempre será o mais barato

Sei que abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. A burocracia imposta pelo governo brasileiro provoca certo desânimo na vida de quem sonha empreender. Sei também que há muitos empreendedores que pensam em contratar o serviço mais barato, acreditando estar na vantagem e ignoram a qualidade do mesmo.

Este é o maior erro que você poderia cometer ao iniciar seu negócio. Serviços mais baratos não dão o suporte necessário para você. Eles focam em atender a demanda, ou seja, atendem todos que buscam pelo seu serviço. Isto faz da sua empresa um número, ou seja, só mais uma.

Pare de perder tempo com o que não é a sua especialidade

É preciso ter foco, disciplina e investir seu tempo naquilo que você realmente sabe fazer, na área que você escolheu empreender e deixar todo o resto com o especialista de cada área.

Você é dentista? Seja o melhor dentista que puder. Você é advogado, médico, professor, engenheiro, gestor, o que mais? Não importa a sua área de atuação. Seja sempre o melhor que puder no que você sabe fazer.

Deixe as funções obrigatórias e necessárias para a saúde financeira da sua empresa nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Para finalizar

“Concentre-se no que você é bom e delegue todo o resto”. Este foi o conselho de uma das mentes mais brilhantes e controversas do século vinte. Steve Jobs, um dos fundadores da Apple.

A verdade é essa. Não há possibilidade de uma única pessoa conseguir abraçar o mundo. Delegar as tarefas que não condizem com sua área de conhecimento é essencial para manter o foco no que realmente dá retorno. Mesmo que, para isto, você precise reorganizar a divisão do valor que lucrará com seu negócio.

Fazer isto tornará você muito mais produtivo e seu negócio mais lucrativo, também. Com certeza há algo em você que o diferencia das outras pessoas. Invista seu tempo no que você sabe fazer, concentre-se em ser cada vez melhor e mais produtivo na sua área. Delegue as demais tarefas e simplifique a sua vida como empreendedor.

Pare de desejar ter mais horas no seu dia, delegue tarefas e crie um plano a cada semana. Fica aqui um conselho. Pensar deste jeito mudou minha vida e mudará a sua também!

 
Centerconta
Centerconta
Descomplicar seu negócio é nossa missão de vida aqui na firma. A Centerconta é especialista em fazer contabilidade para micro e pequenos negócios. Atendimento personalizado e humanizado de verdade. Rápido, fácil e sem burocracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale conosco!