A produtividade e as pessoas – Centerconta Contabilidade – Sua Contabilidade em Joinville

A produtividade e as pessoas

A produtividade e as pessoas


Em minhas apresentações sempre me questionam sobre o papel das pessoas na busca da produtividade. Mesmo que a definição de produtividade envolva muito mais que pessoas, o capital humano tem papel fundamental nesta busca.

Isto começa pelo modelo de liderança adotado pela organização. Liderança é uma relação entre pessoas, onde num lado temos o líder e no outro lado os liderados. Ambos são pessoas. O líder espera e precisa atingir seus objetivos através de seus liderados. O segredo está na montagem desta relação. Em primeiro lugar vem o conhecimento que o líder deve ter de si mesmo, ou seja, o autoconhecimento.

Para ser um bom líder, ele deve saber quais são seus modelos mentais, suas reações, enfim, entender claramente como tudo isto interfere em seu comportamento. Deve ter muito claro o que está buscando, quais são suas metas, seus objetivos. Deve conhecer o comportamento de cada um dos componentes de sua equipe atual, de tal forma que possa liderar cada um deles de forma individual.

Não se consegue uma equipe produtiva com gestão pela média, ou seja, onde tudo é igual para todos. Na hora de contratar é importante observar as competências técnicas e experiências do candidato, mas o que realmente vai fazer a diferença é a forma como este novo colaborador vai se encaixar na equipe atual. Então, antes de entrevistar faz-se necessário saber qual o comportamento que se está buscando. Liderar não significa apenas tirar o melhor de cada liderado, mas sim fazer a combinação das potencialidades de cada um. Para um líder 1 + 1 tem que ser igual a 3. É como se fosse uma orquestra, cada um dá o seu melhor, mas o resultado vem da combinação do melhor de cada um com o melhor do outro.

Um exemplo disto em nossos dias é a atuação do técnico da seleção brasileira de futebol Tite. Ele tem os mesmos jogadores do técnico anterior, mas está produzindo resultados muito maiores tanto em vitórias quanto na beleza de se jogar. O que mudou, a forma do líder.

Oportunamente voltaremos a este assunto, mas sob a ótica dos liderados.

Por Célio Luiz Valcanaia, Valcanaia Consultores - Empresa que desenvolve projetos para aumentar a produtividade das organizações

celio@valcanaia.com
 
De quem se importa com a saúde da sua empresa,

Vera Lucia Valcanaia Kuhnen

Empreendedora Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Fale conosco!